Depoimentos dos Expositores – Expo 2009

“A SABESP é um dos apoiadores da AMBIENTAL EXPO. Ficamos muito contentes com a primeira edição do evento, que tem a credibilidade da Pollutec, maior feira do setor de saneamento e meio ambiente, e foi um sucesso. Portanto, a SABESP, como maior empresa de saneamento do País, não poderia ficar fora de uma Feira que atende tanto o segmento tradicional de saneamento como os alternativos. Com a participação na AMBIENTAL agregamos nossa imagem e valores junto aos clientes”.
Marcelo Salles – Diretor de Tecnologia, Empreendimento e Meio Ambiente da Sabesp.

“Uma delegação de 22 empresas francesas do setor de meio ambiente e dois organismos públicos do governo francês, o MEEDDAT e a ADEME, marcaram presença no estande ESPAÇO FRANÇA, organizado pela Missão Econômica de São Paulo / Ubifrance. A participação delas foi um sucesso, principalmente nas Rodadas de Negócios, que consistiram em 260 reuniões com cerca de 100 potenciais clientes brasileiros. O feedback que seus representantes nos passaram foi o de uma visitação focada em um público qualificado. Além disso, o Brasil tem muita relevância para a economia francesa: é o primeiro parceiro comercial da França na América Latina, o sétimo fornecedor francês e a França é o seu 14° cliente; existem 420 filiais de capital francês presentes no País; das 40 maiores companhias francesas, 35 estão no Brasil; mais de 4 mil empresas negociam com parceiros comerciais brasileiros e os investimentos franceses no território nacional totalizam aproximadamente US$ 15 bilhões. Diante disso, a UBIFRANCE já efetuou a proposta ao governo francês de participação na segunda edição da Feira”.
Sérgio Costa – Adido Comercial da Missão Econômica de São Paulo / Ubifrance.

“A participação de grandes nomes da indústria, tanto expondo quanto visitando, é um marco importante para a primeira edição do evento. Estamos bastante satisfeitos com a participação na feira, pela oportunidade de mostrarmos nosso trabalho a um grande número de empresas. Acreditamos muito no potencial do mercado no Brasil porque as empresas já enxergam o uso racional da água como um diferencial e uma ferramenta importante dentro da própria operação”.
Marco Minerbo e Fernando Correa – Sócios-diretores da Victoria.

“A Mizumo está com ótimas perspectivas de negócios, pois a visitação está com frequência alta, o público é qualificado e focado, com poder de decisão. A proposta da AMBIENTAL EXPO é muito interessante e estamos apostando nela, tanto que vamos voltar na próxima edição”.
Giovani Toledo – Gestor da Unidade de Negócios Mizumo.

“A Clarus Technology trabalha com produtos ecologicamente corretos, com laudos de certificação. Na AMBIENTAL EXPO apresentamos ao mercado o Clarus Broken QE-01, um quebrador de emulsão, que separa o óleo da água do composto e contribui com a não poluição do meio ambiente. Nossas perspectivas de negócios dificilmente são imediatas, mas aqui na feira nós temos a oportunidade do cliente do Brasil inteiro nos visitar, nos conhecer, já que somos uma empresa do interior do Estado de São Paulo. Por estar presente na Feira, a logística fica mais fácil. Fechamos negócios com o nosso público, aqui nesses dias, e também divulgamos nossa empresa para quem não nos conhecia”.
Kléber Marques – Diretor Técnico da Clarus Technology.

“Tivemos uma visitação intensa em nosso estande. Acreditamos que os contatos técnicos ocorridos durante o evento trarão oportunidades a longo prazo. Um dos nossos objetivos, que era a exposição do negócio, foi plenamente atendido pela atratividade criada pelo nosso produto”.
Wellington Carrenho – Diretor Executivo da Cemara Pró-Ambiental.

“O evento estava muito bem estruturado, com um público visitante realmente interessado nos projetos apresentados pelas empresas. Na minha opinião, a participação da França foi positiva, trazendo novas possibilidades de negócios e parcerias. O profissionalismo e a prontidão dos organizadores da Feira fizeram muita diferença, tornando tudo mais tranquilo para os expositores”.
Alexandre Valverde – Gerente Comercial da Rinen.

“A EUROAIR BRASIL trabalha com projetos sob medida para a despoluição do ar, que atende as indústrias de fundição, siderúrgicas, alimentícia e afins. Após a aspiração do ar, encaminhamos os resíduos para aterros sanitários indicados pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul). Para a feira, a empresa trouxe como novidade o Filtro a Cartuchos para Processos de Solda, Corte a Laser e Plasma, que retém a poluição gerada em tais processos. Com a AMBIENTAL EXPO estamos tendo a oportunidade de estabelecer vários contatos com potenciais clientes, que estão com problemas e querem projetos para resolvê-los. São grandes as expectativas de negócios gerados aqui na feira, já que a visitação é extremamente técnica, os compradores são da área ambiental e há muitos diretores de empresas que decidem e querem encontrar uma solução para o seu problema conosco”.
Remo Camarotto – Diretor da Euroair Brasil.

“O carro-chefe da Acústica Ambiental é a cabine acústica que proporciona o isolamento para qualquer máquina industrial cuja emissão de ruídos esteja acima do permitido pela legislação ambiental. Na feira, além da cabine, comercializamos o silenciador hospitalar, que retém o ruído de geradores a diesel. A AMBIENTAL EXPO superou as expectativas da Acústica Ambiental, os visitantes ficaram muito felizes em encontrar uma empresa que cuida da questão da poluição sonora. Em termos de quantidade, está sendo excelente, pois apenas hoje recebi cerca de 700 pessoas no meu estande. Pretendemos voltar para a segunda edição da Feira, uma vez que acreditamos que teremos mais visitantes, que a feira será maior e mais abrangente, com mais diversificação de produtos oferecidos para a área ambiental”.
Josy Santana – Diretora Administrativa e Econômica da Acústica Ambiental.

“Especializada em iluminção LED, a Hexa lançou na feira uma luminária de um bloco LED com 35 watts de potência capaz de gerar uma economia de 70% de uso de energia em relação aos meios tradicionais de iluminação e com uma útil de quatro a cinco vezes que uma lâmpada comum, com a vantagem de não emitir radiação ultravioleta. Não imaginávamos que a Feira seria tão boa, com uma isitação acima do esperado. Nosso foco eram as prefeituras e acabei realizando negócios também com empresas privadas. Além disso, encontramos parceiros de negócios entre os próprios expositores, como negociadores de crédito de carbono, uma empresa de descarte de lâmpadas e outra no segmento de energia”.
Fernando Almeida – Diretor-Sócio da Hexa.

“Nossa participação foi muito gratificante. Pudemos ter contato direto com novos clientes e ampliar nossa rede de contatos. Participar como palestrante do CONGRESSO AMBIENTAL EXPO também teve um significado especial, pois pude explicar melhor quais critérios devem ser adotados por empresas que querem compensar suas emissões de gases de efeito estufa (que provocam o aquecimento global). Depois da palestra, recebemos vários visitantes em nosso estande interessados em saber mais a respeito de créditos de carbono e programas de compensação de emissão de gases de efeito estufa. Ficamos felizes em participar da primeira feira ambiental brasileira que, a exemplo do que acontece com a Pollutec, deve se transformar num dos maiores eventos da área”.
Eduardo Freitas – Sócio Diretor da EcoAct.

“O público mostrou-se de bom nível e qualificado para os negócios. Sem dúvida foi uma excelente oportunidade para demonstrarmos nossas soluções voltadas para o monitoramento de processos, gestão de infraestrutura e otimização no uso de recursos. Os contatos de alto nível estabelecidos durante o evento indicam uma grande possibilidade de novos negócios, que devem garantir o retorno sobre este investimento”.
Nagib Mattara Filho – Gerente de Marketing da Eplan.

“O investimento e a tecnologia, sustentados por boas políticas públicas, são as formas mais eficientes para trilharmos o caminho do desenvolvimento sustentável, aliando negócios, investimentos, distribuição de renda e conservação dos recursos naturais. Cresce entre as empresas e as lideranças empresariais o sentimento de que a sustentabilidade econômica e ambiental é um fator imprescindível para o planejamento estratégico das companhias. Por isso, ações e políticas estão sendo adotadas, com estipulação de metas e mensuração de resultados, para perseguir a governança ambiental, com ações para eficiência energética, reuso de água, tratamento de efluentes, controle de emissões e outras ações mais. Acredito que, do outro lado, os órgãos ambientais e instituições públicas também precisam ampliar o escopo de atuação e buscar não somente a preservação a qualquer custo, mas sobretudo a conservação dos recursos naturais. Para isso, investimento é fundamental. Acredito que um dos grandes benefícios da AMBIENTAL EXPO é abrir um fórum, um espaço permanente para a interação entre empresas que investem, que desenvolvem tecnologia, que têm métodos e sistemas de gestão, para ajudar a desenvolver e impulsionar a chamada economia verde no Brasil. Um levantamento realizado pela ABDIB exclusivamente para a AMBIENTAL EXPO detectou que há uma perspectiva de negócios e investimentos de R$ 21 bilhões por ano, ao longo dos próximos dez anos, nos mercados de saneamento básico, energias alternativas e gestão de resíduos. Trata-se de uma estimativa conservadora, é claro, porque o desenvolvimento sustentável vai impulsionar negócios, tecnologia, investimentos e gestão em diversas áreas. Eu tenho a convicção que há uma tendência de crescimento vertiginoso para a chamada economia verde no Brasil. Temos um potencial energético por fontes renováveis fabuloso. Temos um extenso caminho para atingir a universalização no saneamento ,que exigirá muitos i nvestimentos, tecnologia e gestão. Temos um campo de atuação esplêndido para oferecer e incorporar soluções ambientais dentro das instalações industriais, tornando-as mais eficientes e produtivas. Esse potencial é promissor e comprova que a AMBIENTAL EXPO terá um papel cada vez mais importante para ajudar a solidificar todas essas perspectivas”.
Paulo Godoy – Presidente da ABDIB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *